Laboratório de Estudos do Poder e da Política - LEPP/UFS

Apresentação

O Laboratório de Estudos do Poder e da Política foi fundado em 2007. Atualmente é formado pelos professores Fernanda Rios Petrarca e Wilson José Ferreira de Oliveira e por estudantes (graduação, mestrado e doutorado) da área de Ciências Sociais. Está vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCS) e aos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e em Antropologia (PPGA.

O LEPP reúne trabalhos que tenham como eixo comum a reflexão sobre os princípios de estruturação e as dinâmicas de funcionamento do poder e suas relações com gramáticas e práticas políticas diversificadas. Trata-se de dar conta das condições e dos processos de recrutamento e de seleção e das estratégias de reprodução e consagração social acionadas por atores e grupos diversificados (políticos, profissionais, militantes, culturais, religiosos, etc.), como também de apreender as gramáticas políticas e as lógicas práticas de suas intervenções em diferentes espaços sociais. O debate em torno desta problemática tem como base dois eixos principais:

A) Análises dos grupos profissionais (jornalistas, médicos, advogados, políticos, etc.), com o objetivo de examinar: a importância da política nos conflitos e lutas profissionais; as relações entre profissões e política; as modalidades de inserção e exercício profissional e suas relações com formas de atuação e engajamento militante na defesa de causas publicas; os usos dos conhecimentos técnicos e profissionais na formulação e operacionalização de políticas públicas.

B) Investigações das dinâmicas de construção de causas e de operacionalização de ações públicas, com o objetivo de apreender as condições, as atividades e as gramáticas políticas colocadas em prática: nos eventos de protesto; nas dinâmicas de engajamento e atuação profissional em partidos políticos; nas formas de interação do Estado com movimentos sociais diversificados; nos processos de elaboração e implementação de ações e políticas públicas. 

O LEPP também está vinculado a redes nacionais e internacionais de pesquisas, dentre as quais se destaca o projeto Circulação Internacional de Universitários e Redefinição do Espaço Cultural, que integra centros de pesquisa da França e do Brasil, e o  Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil  que integra pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC).